sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cientistas descobrem 'sapo Wolverine' na África


Anfíbio rasga a própria pele para liberar suas garras.
Animal era conhecido há um século, mas só agora está sendo estudado a fundo.

Wolverine, o grande herói dos X-Men, pode ser o melhor no que faz -- mas não é mais o único. Cientistas descobriram que algumas espécies de sapos africanos liberam suas garras rasgando a própria pele. Um comportamento típico do baixinho invocado do grupo de mutantes dos quadrinhos.

Espécie da família Trichobatrachus é uma das que têm a garra do super-herói


Os animais e suas garras já eram conhecidos há um bom tempo. Mas agora o grupo liderado por David Blackburn, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detalhou como é que eles atacam.

Por quê? Bom, porque David foi atacado. Ao pesquisar a espécie em campo na África, ele percebeu que toda vez que tentava pegar um dos sapos, eles chutavam e arranhavam com força. Foi ali que percebeu algo de diferente. Quando voltou para casa, foi para o museu da universidade e estudou os espécimes preservados que havia no laboratório.

Normalmente, a garra do bicho fica escondida atrás de um pequeno nódulo logo abaixo da ponta dos dedos do animal. Quando ele é atacado, no entanto, ela é lançada, rasgando o nódulo.

Agora, os pesquisadores querem saber se ele também é capaz de outro feito de Wolverine: a regeneração. Toda vez que o herói mutante guarda suas garras, sua pele é regenerada. Os cientistas acreditam que o mesmo pode acontecer com esses animais.

1 comentários:

Guilherme Amado disse...

Poxa, muito legal. Curiosidades científicas legais no seu blog.
Abs