quinta-feira, 22 de maio de 2008

Justiça proíbe inglês de exibir vídeos delinqüentes no YouTube


Caso descumpra a ordem, jovem de 23 anos pode ser detido.
Imagens mostram excesso de velocidade, uso de drogas e calote em posto de gasolina.


A Justiça britânica determinou que um usuário do YouTube deixe de colocar nesse site vídeos que mostram comportamento inadequado e muitas vezes criminosos, segundo a publicação “Times”. Andrew Kellett, 23, publicou na página do Google cerca de 80 desses arquivos e o material foi encontrado por autoridades. O jovem já havia sido condenado por outros crimes anteriormente.

As imagens mostram Kellett dirigindo em alta velocidade, usando drogas, saindo de um posto de gasolina aparentemente sem pagar a conta e ultrapassando carros de maneira agressiva, por exemplo. Ele também aparece pagando menos do que deveria a um motorista e estourando fogos de artifícios em uma lata de lixo colocada na rua.
Por tudo isso, a Justiça do condado de Leeds, onde ele mora, lhe concedeu na terça-feira (20) uma ordem de comportamento anti-social (Asbo, na sigla em inglês) proibindo a exibição on-line de suas atividades. Ele também foi proibido de ultrapassar o limite de velocidade, participar de rachas ou agir de maneira que “cause alerta, estresse ou perturbe qualquer pessoa do Reino Unido”. O jovem já foi condenado por diversos crimes.

“Ele deve estar concorrendo para o post de criminoso mais burro de Leeds. Ele nos deu todas as evidências nesses vídeos”, afirmou conselheiro Les Carter, de Leeds, ao “Times”. Caso desobedeça a determinação de não publicar esse tipo de arquivo na internet, explicou Carter, o jovem pode ser preso.

O usuário do YouTube protestou contra a determinação, alegando ter apenas filmado aquelas ações, que teriam acontecido se ele estivesse ou não naqueles lugares – muitos dos vídeos, no entanto, mostram . Kellett afirmou ainda que a proibição fere seus direitos de liberdade de expressão.

0 comentários: