quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vespa manipula lagarta para que ela proteja seus casulos

Inseto força a vítima a se tornar guarda-costas de seus filhotes.Trabalho foi realizado com cooperação entre Brasil e Holanda.



Uma vespa que ataca e mata a lagarta Thyrinteina leucocerae é capaz de manipular o comportamento da vítima, transformando-a em guarda-costas de seus filhotes. O fenômeno, descoberto por pesquisadores brasileiros e holandeses na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, é descrito em artigo publicado ontem na "Public Library of Science ONE" (PLoS ONE).


A vespa, Glyptapanteles sp., é um parasitóide da lagarta. “Parasitóide é um parasita que acaba matando o hospedeiro”, explica o pesquisador Angelo Pallini, da UFV, que foi o orientador, no Brasil, do holandês Amir Grosman, principal autor do artigo na PLoS ONE. O trabalho nasceu de um convênio entre a instituição brasileira e a Universidade de Amsterdã, e teve participação de estudantes de graduação da UFV.


O artigo de Grosman menciona outros casos de parasitas que manipulam o hospedeiro em benefício próprio, como um verme que induz formigas a se agarrarem a folhas de capim para que sejam engolidas por ovelhas, o hospedeiro final do parasita.


No caso brasileiro, a lagarta é atacada pela vespa, que põe ovos no corpo da vítima. Os ovos eclodem e, depois de algum tempo, os parasitas deixam o hospedeiro e formam casulos. É aí que o comportamento da lagarta muda: ela assume uma posição fixa perto dos casulos, pára de se alimentar e passa a agredir predadores que se aproximem das jovens vespas. A lagarta morre pouco depois que as vespas adultas emergem dos casulos. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

2 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Renan, meu amigo.
Sou biólogo e não tenho o menor medo dessas coisas que as pessoas costumam ter, tipo aranhas, cobras, escorpiões, e tal. Mas eu ODEIO vespas, marimbondos e abelhas, além de Arraias e Cnidários (caravelas e tal).
A dose de histamina que eles podem nos fazer liberar pode levar à edema de glote, mesmo que o infeliz não seja alérgico. Tô fora total!
Abraço!

Renan disse...

Vlw

abraço