segunda-feira, 9 de junho de 2008

Supercomputador militar feito com peças de videogame bate recorde mundial

'Papa-léguas' foi fabricado com peças de PS3, a um custo de US$ 133 milhões.Supermáquina é capaz de realizar 1,023 quadrilhão de cálculos por segundo.


Um computador militar dos Estados Unidos, batizado como "Road runner" e fabricado com peças do videogame PlayStation 3, atingiu a marca do "petaflop", que equivale a um quadrilhão de cálculos por segundo. O jornal "The New York Times" declarou que o novo supercomputador, de US$ 133 milhões, foi projetado e construído por engenheiros e cientistas da empresa IBM e do Laboratório Nacional Los Almos, no Novo México.


O computador recebeu este nome em homenagem ao pássaro oficial do estado do Novo México - é o nome, em inglês, do personagem de desenhos animados Papa-Léguas. Ele será usado principalmente para resolver problemas militares secretos.


"Antes de ser colocado em um ambiente secreto, o 'Papa-Léguas' será usado também para explorar problemas científicos como a mudança climática", declarou o "Times".


Thomas D'Agostino, chefe da Direção Nacional de Segurança Nuclear, disse que se as mais de 6 bilhões de pessoas em todo o planeta usassem máquinas de calcular e fizessem cálculos durante 24 horas por sete dias de uma semana, levaria 46 anos para fazer o que o "Papa-Léguas" pode fazer em um dia.


A nova máquina, capaz de processar mais de 1,023 quadrilhão de cálculos por segundo, é duas vezes mais rápida que o supercomputador mais veloz, a BlueGene/L da IBM, que funciona no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia.

0 comentários: