segunda-feira, 9 de junho de 2008

Arqueólogos acham cemitério de operários do Império Romano na Itália

Quase 300 pessoas com lesões e fraturas ligadas a esforço foram achadas em Roma.Moedas associadas datam da época do Imperador Trajano, por volta do ano 100.



A superintendência arqueológica de Roma anunciou a descoberta de um cemitério onde estariam enterrados operários da época do Império Romano. A necrópole foi achada em março do ano passado e abriga esqueletos de 270 pessoas, a maioria formada por adultos entre 20 e 40 anos, embora também tenham sido encontrados dois meninos.

Os esqueletos dos homens, cerca de 70% dos corpos encontrados, tinham sinais de estresse em seus ossos, como fraturas e patologias nas costas. Segundo os arqueólogos, isso pode indicar que os mortos eram trabalhadores das salinas vizinhas, carregando constantemente cargas pesadas de sal.

No sítio arqueológico também foram achadas cerca de 70 moedas com a imagem do imperador Trajano (que reino do ano 98 ao 117 da Era Cristã). As moedas foram colocadas na boca dos mortos para pagar Caronte, figura que, na mitologia greco-romana, carregava os defuntos para o outro mundo em seu barco.

"O mais importante do achado não é a recuperação de obras de arte, mas a oportunidade de conhecer melhor a vida cotidiana de um grupo de cidadãos das classes sociais baixas durante o Império", disse Angelo Bottini, superintendente arqueológico de Roma.

0 comentários: