sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Criador da web aponta falha em browser da Microsoft

Tim Berners-Lee, o físico britânico que inventou a World Wide Web, disse que não gosta de expressar preferências por navegadores de Internet. Mas ele tem um problema com um deles: o Internet Explorer, da Microsoft.


Berners-Lee, diretor do World Wide Web Consortium, ou W3C, o órgão que estabelece padrões para a web, disse em uma entrevista nesta semana que o Internet Explorer está ficando para trás em comparação com outros navegadores, na forma pela qual lida com uma importante funcionalidade gráfica para páginas de web.

Uma imagem de Internet codificada como um gráfico vetorial escalável, ou SVG, pode ser redimensionada para caber na tela do computador ou passar por zoom sem que fique pixelada ou perca o formato, como acontece com imagens codificadas na forma dos mais tradicionais "bitmaps". Mapas são um popular uso do SVG.

"Se você observa os navegadores, vai descobrir que a maior parte deles aceita gráficos vetoriais escaláveis", disse Berners-Lee. "Vou deixar que você adivinhe qual deles está demorando para adotar o SVG".

É o Internet Explorer. Enquanto o Firefox, Safari e outros navegadores incorporam o recurso SVG, a Microsoft ainda depende de uma extensão da Adobe Systems que precisa ser baixada antes de o Internet Explorer poder mostrar objetos em SVG. Isso se aplica até mesmo à recém-lançada versão beta do Internet Explorer 8.

"Habilitar a utilização de SVG é algo que estamos avaliando já há algum tempo", afirmou a Microsoft em comunicado. "Nós reconhecemos a demanda para vetores gráficos, por parte dos criadores de programas para a Internet, e sabemos que é uma demanda de alta prioridade".

O assunto é ainda mais urgente para a Microsoft porque, em 1° de janeiro, a Adobe vai deixar de atualizar o plug-in SVG, e não está certo ainda que ele continue disponível para download depois dessa data.

A Microsoft habilita outro formato de gráficos vetorizados, chamado Vector Markup Language, ou VML. No entanto, o World Wide Web Consortium recomendou o SVG em 2001.


Fonte:Terra Tecnologia

2 comentários:

Frederik Francis disse...

é verdade, o internet explorer é uma merda, e o firefox ta ficando igual, o firefox ta usando muita memoria do pc e deixa muito lenta a net

Anônimo disse...

Se o criador falou, quem somos nós pra discordar! hehe
Abração