quinta-feira, 3 de julho de 2008

Capacete leva expressões faciais à tela do computador

Ele também identifica emoções e permite controlar avatares com o pensamento.Novidade será lançada nos EUA ainda em 2008 por US$ 300.


Um capacete futurista é a principal ferramenta da empresa Emotiv para levar à tela do computador as expressões faciais dos internautas. Com o slogan “sabemos o que você está pensando”, a companhia pretende lançar seu produto por US$ 300, nos EUA, no final de 2008. O valor inclui o capacete Epoc, um game desenvolvido especialmente para ele e também um software que permite o uso da “força do pensamento” para controlar jogos de PC já existentes.

Além de reproduzir expressões faciais, esse sistema usa ondas cerebrais para movimentar personagens e objetos virtuais. De acordo com o fabricante, a ferramenta também consegue identificar as emoções do usuário para realizar mudanças compatíveis no jogo exclusivo: dependendo do humor de quem joga, a densidade das cores pode variar, assim como o volume da música de fundo.

Clique aqui para assistir a uma demonstração (em inglês) de como a novidade funciona.

Equipe sinobrasileira descobre nova espécie de réptil voador na China

Pterossauro da região de Liaoning tinha 'bico' cheio de dentes e asas que mediam uns 2 m.Animal viveu há cerca de 120 milhões de anos e tinha parentes no atual Reino Unido.



A parceria entre paleontólogos brasileiros e chineses continua a render frutos fascinantes sobre a vida na Era dos Dinossauros. O grupo sinobrasileiro acaba de apresentar à comunidade científica a descrição de uma nova espécie de pterossauro (réptil voador), um bicho primitivo, dentuço e aparentado a animais europeus que viveu no nordeste da China há cerca de 120 milhões de anos.

A espécie extinta, que recebeu o nome de Hongshanopterus lacustris, foi descrita por Xiaolin Wang, Zhonghe Zhou (ambos da Academia Chinesa de Ciências), Diógenes de Almeida Campos (do Departamento Nacional de Produção Mineral) e Alexander Kellner (do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro). O material fossilizado, composto por um crânio completo e algumas vértebras do pescoço, vem da chamada formação Jiufotang, na região de Liaoning, um celeiro de monstros pré-históricos que já rendeu diversas outras espécies de pterossauros.

Kellner, Campos e seus colegas chineses decidiram batizar o novo gênero do bicho, o Hongshanopterus, em homenagem ao antigo povo Hongshan, que habitou Liaoning nos primórdios da civilização chinesa e é famoso por sua arte em jade. Já o lacustris do nome tem uma explicação mais prosaica: o pterossauro em questão vem de rochas de origem lacustre. O crânio está um pouco prensado e amarrotado, como conseqüência do processo de fossilização, e provavelmente ele desceu até o fundo tranqüilo de um lago, sendo recoberto lá com sedimento, para chegar a se transformar em fóssil.

Primos britânicos

Embora seja um legítimo chinês, o Hongshanopterus lacustris parece ter primos do outro lado da Eurásia. "O interessante desse bicho, além das características muito primitivas, é o parentesco com pterossauros da Europa", contou Kellner por telefone ao G1. Para ser mais específico, ele provavelmente integra o grupo dos istiodactilídeos, animais que, fora sua presença na formação Jiufotang, só ocorrem no Reino Unido. Esse grupo, por sua vez, é aparentado a animais como o brasileiríssimo Anhanguera, que voejava pelo Ceará durante a Era dos Dinossauros.


Perto de seus parentes, o H. lacustris é menorzinho: algumas formas do grupo passam de 4,2 m de envergadura de asa, enquanto o tamanho estimado para as asas do novo bicho é inferior a 2 m. (Há certo grau de incerteza, uma vez que Kellner e companhia propõem que o crânio estudado é de um subadulto, ou "adolescente", que ainda poderia crescer mais um pouco.)

Outra característica única do novo animal é a presença de dentes numerosos (em torno de 35 deles podem ser estimados na parte de cima de seu rostro, ou "bico") e que avançam mais para o fundo do maxilar do que é comum em pterossauros -- características que reforçam a idéia de que se trata de um bicho com características mais primitivas.

Fnte:G1