quinta-feira, 12 de junho de 2008

LG apresenta celular de fibra de carbono em SP


A LG apresentou em São Paulo o novo celular Secret, construído com fibra de carbono e vidro temperado e que é o terceiro modelo da linha Black Label Series, à frente das edições Chocolate e Shine. A América Latina foi escolhida pela empresa para ser o segundo lugar do mundo a receber o Secret, que será amplamente divulgado na região a partir da próxima semana.

Sem o foco no padrão 3G, mas voltado principalmente ao estilo de vida dos usuários, o LG Secret carrega o conceito "Estilo que fica", ou seja, foi planejado para resistir à ação do tempo e ao uso freqüente graças aos materiais aplicados em outros tipos de produtos, como automóveis por exemplo.

De acordo com a LG, a fibra de carbono presente na carcaça do produto e a tela de cristal líquido protegida pelo vidro temperado tornam o Secret mais resistente a arranhões e marcas de uso, prolongando a aparência jovial do aparelho. Um exemplo prático citado durante a apresentação foi o de mulheres que têm seu celular rapidamente danificado por carregarem o aparelho na bolsa ao lado de outros objetos.


Kyoung Hoon Byun, presidente e CEO da LG para a América do Sul, revelou que atualmente as características tecnológicas e o design são recursos igualmente importantes para o consumidor no momento da escolha.

Além do corpo resistente e compacto, com menos de 12 milímetros de espessura e peso de 116 gramas, o Secret apresenta uma série de funções intuitivas, a começar pela tela sensível ao toque de 2,4 polegadas, com resolução de 240 por 320 pontos. Através dela, os usuários podem controlar todo o conteúdo do aparelho utilizando os dedos e visualizar desde documentos a vídeos no formato DivX.


A tela do Secret ainda conta com um controle automático de luminosidade, que ajusta o brilho conforme a iluminação do ambiente. Segundo a LG, a economia de energia da bateria com essa tecnologia chega a 20%.

Para facilitar as operações, o recurso Touch Media abre as cinco funções multimídia do Secret: música, fotos, games, documentos e rádio FM. Basta pressionar um botão e solicitar a função desejada. Durante a navegação, os botões respondem aos comandos emitindo luzes azuis tipo neon.

Em termos de acesso à Internet, o Secret vem com o pacote Google, que disponibiliza os serviços Pesquisa Google, YouTube, Google Maps, Gmail e Blogger.

Um dos recursos mais atraentes do Secret é a câmera fotográfica integrada com sensor de 5 megapixels, capaz de filmar também com uma taxa de até 120 quadros por segundo. Softwares de edição de imagem como o Morphing e o SmartLight acompanham o dispositivo. Para os entusiastas, técnicas avançadas de fotografia como utilização de filtros, ajustes de branco e seleção do tipo de foco (automático ou manual) também podem ser usadas, produzindo imagens mais originais.

A sincronização de dados também foi aprimorada nesse novo modelo da série Black Label Series, permitindo que os dados sejam transferidos automaticamente para o PC assim que o sinal é detectado. A idéia e facilitar a troca de arquivos MP3, vídeos e ringtones entre os dispositivos do usuário.


O LG Secret tem preço estimado de R$ 999 e deve chegar às lojas na semana que vem.




Create your own banner at mybannermaker.com!

Site mostra "bebês grandes" brincando com "pais pequenos"

Um site na Internet está publicando fotos manipuladas de pais e filhos, com os rostos trocados. O site manbabies.com - ou homem-bebês, em português - mostra imagens de pais brincando com os seus filhos.

O detalhe é que o rosto de cada um é recortado com softwares de edição de imagens e colocado no corpo do outro, resultando em fotos geralmente cômicas.

Além de publicar fotos manipuladas pelos próprios usuários, o site também oferece um serviço gratuito de manipulação das fotos. A principal regra é que "a foto precisa ter tanto um homem como um bebê."

O site pede que as pessoas mandem fotos em que o rosto apareça completamente, sem nenhuma sombra ou obstáculo, e também faz um apelo para que não se mande nada de mau gosto.

Um dos criadores explica no site que teve a idéia de promover as fotos de homens-bebê depois de passar uma noite surfando pela web até "chegar ao fim da Internet".

Algumas Fotos:






































Create your own banner at mybannermaker.com!

Unidos pela internet, casais comprovam sucesso do cupido virtual

'Finais felizes' mostram que web pode ser eficaz na hora de 'apresentar' pessoas.Psicóloga dá alerta: relacionamentos não podem se restringir ao ambiente virtual.


Uma confusão de nomes fez com que Iris Rodrigues Sousa, 20, conhecesse o homem com quem vai se casar em agosto. Ela estava em uma comunidade no Orkut, da qual participavam funcionários de uma loja de departamento. Márcio Ribeiro, 37, procurava pessoas da cidade de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, quando visitou essa mesma comunidade e encontrou a futura mulher. Entrou no perfil da desconhecida, ela foi avisada pelo próprio site, e os dois começaram a se corresponder em maio de 2007.

Mesmo depois de esclarecido o engano, os dois continuaram trocando mensagens. Só depois de nove meses pela web -- e quando já se diziam noivos -- eles se conheceram pessoalmente. A operadora de telemarketing acabou largando a faculdade, o trabalho, os amigos e a família em Natal, onde vivia, e hoje mora com Márcio no Rio.

Apesar de essa possibilidade de encontros virtuais também ter trazido à tona casos mal sucedidos, muitos internautas continuam buscando na web a pessoa que procuram para seu “final feliz” -- aí entram os serviços on-line específicos para formar casais. Além das buscas, há também a casualidade: muitos simplesmente “trombaram” virtualmente com seus futuros parceiros, enquanto navegam por sites, redes sociais e blogs.

A casualidade faz parte da história de Marco Aurélio Gois dos Santos, 33, que não criou seu blog com a intenção de encontrar uma namorada. Mas a também “hiperconectada” Ana Carlota Rigon, 30, gostou do que leu no Jesus, me chicoteia!, mandou um e-mail elogiando e, no aniversário de Marco em 2004, lhe deu de presente um livro. Os dois se conheceram, começaram a namorar no início de 2005 e se casam agora, no próximo sábado (14).

“Acho que seria difícil nos conhecermos se não fosse a internet. Morávamos longe um do outro, não freqüentávamos os mesmos lugares e tínhamos interesses diferentes”, conta o blogueiro e jornalista. Mesmo depois de apresentar o casal, a internet continuou dando uma força: com a ajuda dela encontraram o apartamento onde vão morar, escolheram as alianças e até compraram a pia da cozinha. “Minha sogra diz que vamos acabar tendo filhos pela internet”, brinca.

Limites
A psicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Dora Sampaio Góes acredita que a web pode ser uma ferramenta bastante eficaz para conhecer pessoas. Mas ela, que realiza no HC um trabalho para tratar viciados em internet, dá o alerta para quando essa prática deixa de ser saudável. “O usuário chega a esse limite quando coloca de lado as atividades do mundo real para ficar somente on-line.”

No caso daqueles que procuram um parceiro pela web, podem ser problemáticas as situações em que os internautas querem manter os relacionamentos amorosos restritos ao ambiente virtual, sem levá-los para o mundo real. A insistência de Márcio, lá do começo da reportagem, impediu que isso acontecesse em seu relacionamento com Iris. Por causa da pressão dos familiares dela, Iris desistiu duas vezes de viajar para o Rio e conhecer seu “noivo virtual”. Márcio então decidiu viajar até Natal, onde os dois finalmente se encontraram e deram início à vida real em comum.


Rosane Galhardo e Marcelo Keller El-kareh acharam que era hora de se conhecerem pessoalmente em setembro de 2005, pouco depois de se encontrarem na internet. “Seus gestos e atitudes confirmavam a descrição de seu perfil. Mas todo cuidado é pouco, o ideal é sondar bastante antes de qualquer envolvimento”, aconselha Roseane, que depois de seis meses foi morar com o namorado.

Eles se conheceram no ParPerfeito, um serviço on-line que, assim como muitos outros, tem o objetivo de fazer as pessoas se conhecerem -- essa é sempre uma opção quando o amor não bate à sua porta (ou à sua caixa de e-mail, seus comentários do blog, seus recados do Orkut). Lançado em janeiro de 2000, o site tem 12 milhões de usuários cadastrados -- 45% mulheres e 55% homens -- e diz receber mensalmente 2,5 milhões de visitantes.

Experiência
Solteiro, o administrador André Moreira, 32, vê a internet como uma alternativa a mais para conhecer pessoas, como já acontece em barzinhos e baladas. Ele já passou por situações desagradáveis por conta de encontros iniciados via web -- um relacionamento com uma mulher totalmente instável, outra que só falava nas maracutaias que já havia feito --, mas não desanima. “Não sei o que quero, mas sei bem o que não desejo”, define.

Por conta das experiências, ele pensou até em escrever um livro bem humorado com as “aventuras, sucessos, tropeços e desilusões” -- o projeto está parado, mas originou a comunidade “Namoro a partir da Internet”. Para André, os relacionamentos que começam no mundo virtual vão na contramão dos encontros da vida real, pois primeiro você conhece os gostos e a forma de pensar da pessoa, para depois saber como ela é fisicamente.

Apesar de já ter conhecido muita gente on-line, o administrador afirma que o tempo é a única forma de saber se a pessoa é realmente legal. Ainda assim, as ferramentas de comunicação podem dar uma boa ajuda nesse processo. “Quem entra na internet se transforma em uma vitrine, porque gradualmente vai expondo sua vida a todos. Dá para perceber quem está só a fim de curtição lendo os recados de um usuário no Orkut”, exemplifica.

Fonte:G1


Create your own banner at mybannermaker.com!

Cientistas capturam momento da ovulação

Cientista belga diz à revista que as fotos são as primeiras já feitas de tão perto.


A revista New Scientist publicou em sua edição desta semana fotos que mostram o momento em que o ovário libera o óvulo. A revista diz que as fotos, capturadas pelo ginecologista belga Jacques Donnez durante uma operação, são as primeiras já feitas de tão perto.

Donnez, da Universidade Católica de Louvai, disse à revista ter presenciado o momento da ovulação "por acaso" enquanto fazia uma histerectomia parcial - retirada do útero - em uma mulher de 45 anos.


Nas imagens, é possível ver o óvulo emergindo do folículo, um saco vermelho cheio de fluidos localizado nos ovários (área clara). Ao ser expelido, o óvulo vem envolvido em uma espécie de gelatina amarela contendo células. Ele então entra nas trompas de falópio e é levado até o útero.


O óvulo em si tem o tamanho de um "ponto final" e o ovário mede até cinco centímetros.


Donnez disse à New Scientist que a liberação do óvulo era entendida até então como um processo de "explosão", mas que a ovulação à qual testemunhou durou pelo menos 15 minutos.


"Essas fotos são extremamente importante para entender melhor o mecanismo", disse o ginecologista à New Scientist.


Fonte:G1


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

HP apresenta laptop mais fino que o MacBook Air, com 1,79 centímetro de espessura

Mais fino que o MacBook Air



O novo laptop da HP, o Voodoo Envy 133, é mais fino que o MacBook Air. Ele tem 1,79 centímetro de espessura e pesa apenas 1,54 quilo. Ainda como o Air, ele não tem drive ótico interno. Mas o laptop já vem um drive externo na caixa, além de bateria substituível, o maior passo à frente do laptop da Apple.





HP Voodoo Envy 133

Internet sem iniciar o Windows

ferramentas Splashtop, para conexão à Inter Em termos de conectividade, a máquina conta com uma porta HDMI, uma USB, uma compartilhada USB/E-SATA e webcam VGA. O Voodoo Envy 133 tem Wi-Fi, Bluetooth e conectividade com banda larga móvel. portátil usanet sem necessidade de iniciar o Windows. Além disso, plugando um cabo de Ethernet, é possível ligá-lo a um roteador wireless ponto-a-ponto.





Preto ou branco

O modelo usa um processador Intel Centrino e está disponível nas cores branca ou preta, com tela de 13,3 polegadas. O HP Voodoo Envy 133 custará 2.100 dólares nos Estados Unidos.



Create your own banner at mybannermaker.com!

Mouse que lê veias do usuário é lançado no Brasil


A Fujitsu está lançando no Brasil o primeiro mouse com sensor de autenticação biométrica pela palma da mão. O PalmSecure, como é chamado, permite que o usuário seja identificado pelas veias da mão, aliando a função de dispositivo de segurança às funções normais de um mouse para PC.

O mouse faz parte de um kit desenvolvido e fabricado pela japonesa Fujitsu. O PC Login Kit contém, além do mouse, um software de autenticação de login - eliminando a necessidade de usar um servidor de autenticação.

A grande vantagem da autenticação biométrica é que ela elimina a necessidade de senhas e IDs para acesso a computadores e aplicativos. Com o PalmSecure, basta colocar a palma da mão sobre o sensor.

A empresa não divulgou o preço do kit, mas afirma que até 2010 pretende vender 200 mil sensores PalmSecure em todo o mundo.

O lançamento do PalmSecure no Brasil faz parte da programação do CIAB 2008 - XVIII Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. O evento acontece de 11 a 13 de junho, em São Paulo.

Impressora de bolso coloca no papel as fotos do celular

Novidade será lançada nos EUA em julho, por US$ 150.Quando descascadas, bordas do papel transformam imagem em adesivo.


A Polaroid apresentou nesta semana a PoGo, uma impressora de bolso que dispensa o uso de computador, colocando diretamente no papel as fotos do telefone celular ou da câmera digital. Segundo o fabricante, a impressão é feita em 60 segundos. A transmissão das imagens para esse equipamento é feita via tecnologia Bluetooth ou com um cabo USB.
O custo de cada foto sai US$ 0,35 e as bordas do papel de impressão podem ser descascadas, transformando as imagens em adesivos. O aparelho pesa cerca de 220 gramas e utiliza uma tecnologia chamada Zero Ink, que imprime sem o uso de tinta.

A novidade foi exibida pela Polaroid ao site de tecnologia “Cnet”, que vê nesse produto uma transição do analógico para o digital por parte da empresa. O foco da impressora, que será lançado nos EUA em julho por US$ 150, são os jovens que querem imprimir suas fotos no momento em que elas são tiradas.

Fonte:G1

terça-feira, 10 de junho de 2008

Em vídeos na internet, celulares fazem milho virar pipoca; especialista contesta



Em tempos de discussão sobre os efeitos da radiação do celular sobre a saúde, surgiram no YouTube vídeos em que pessoas "preparam" pipoca sem microondas ou panela --usando apenas telefones. Nos filmes, elas supostamente utilizam quatro celulares para fazer o milho estourar.

Para isso, elas apenas ligam para os celulares e fazem com que os aparelhos toquem. Entretanto, um especialista contesta o truque e diz que substituir o microondas pelo telefone para preparar pipoca não é fisicamente possível.

Segundo Louis Bloomfield, professor de física da Universidade de Virginia (EUA), o microondas esquenta a água contida dentro do milho, até que ela se torne vapor, fazendo com que o grão estoure. Caso processo semelhante ocorresse quando um usuário faz uma ligação por celular, ocorreria o mesmo com a água presente nos dedos.

"Doeria demais", afirmou Bloomfield ao site da revista "Wired". "Telefones celulares provavelmente aquecem seus tecidos, mas estudos indicam que não é algo prejudicial". Ele também negou que o efeito de vibrações harmônicas pudessem fazer a pipoca estourar.

"Fazer o telefone tocar não ajuda porque eles estão gerando interferências um com o outro, enquanto recebem um sinal --não estão transmitindo [o sinal]. Além disso, apesar de ser possível aquecer utilizando o som, isso não pode acontecer nesse caso por causa do baixo volume do telefone", afirma. "Seria como unir cantores de ópera para cantar e tentar a pipoca estourar".

Para resolver o mistério, o especialistas sugeriu à "Wired" que o truque é causado por edições de vídeo ou algum equipamento escondido. A revista levanta a possibilidade de os filmes serem parte de uma campanha de marketing viral, em que marcas, empresas e pessoas usam o compartilhamento e envio de conteúdo pela internet para se promover.

Desde que foi postado no site, no dia 29 de maio, um dos vídeos já recebeu mais de 753 mil acessos. Outro, no ar desde o dia anterior, já foi acessado mais de 354 mil vezes.

50 brasileiros ganham bolsa do governo dos EUA para estudar

Programa financia estudantes de cursos tecnológicos.Total investido nos universitários é de US$ 2 milhões.


O jovem Eden Lincoln Ferreira de Oliveira, de 26 anos, nunca teve condições de pagar um intercâmbio, mas embarca para os Estados Unidos em agosto. Filho de uma funcionária de cartório e de um funcionário do comércio de Pernambuco, Eden trabalha desde 1999 para pagar os cursos de informática, de inglês e a graduação de administração de redes em ambientes operacionais no Recife.

O rapaz conseguiu uma bolsa de estudos financiada pelo Departamento de Estado norte-americano que o levará por um ano ao estado de Illinois, para aperfeiçoar os conhecimentos de tecnologia da informação. Como ele, outros 49 jovens conseguiram o intercâmbio.

“Estou superanimado, pois é uma oportunidade única. Sempre tive esse sonho de viajar, mas não teria condição. O ganho profissional e cultural é incalculável”, diz o jovem, triste apenas pelo afastamento da família e da cidade de Vitória de Santo Antão, a 50km da capital pernambucana.

Egresso do ensino básico público, Eden já se preocupa com o retorno ao país. “Na volta quero contribuir com nosso mercado. E vou oferecer ganhos para a empresa que optar por me contratar. Vou implementar tudo o que aprender”, afirma. Sua recomendação para quem está começando é bem simples: “Nunca deixem de investir em um idioma. Isso é um diferencial”.

Este é o segundo ano que o Brasil participa do Programa de Bolsa de Estudos nos EUA para Tecnólogos, financiado pelo governo norte-americano. No ano passado, 12 estudantes viajaram com todas as despesas pagas. De acordo com o consulado americano, US$ 2 milhões é o investimento feito nos jovens brasileiros.

A bolsa de estudos é integral e cobre alojamento, alimentação, taxas escolares, curso de inglês com duração de até dois meses nos EUA antes do início das aulas (para os alunos que precisarem), transporte de ida e volta e assistência médica. Ao terminar os estudos, o bolsista deverá obrigatoriamente retornar ao Brasil e à instituição de origem para dar seguimento ao curso.

De acordo com o adido cultural da embaixada americana em Brasília, David Hodge, o programa é uma oportunidade para os estudantes de cursos tecnológicos. “São jovens muito talentosos que terão uma experiência fora do país e chance de aprimorar o idioma”.

Para os EUA, o programa não é menos importante: “Os jovens que viajam representam diversidade. Vão mostrar a diversidade brasileira, a história e a cultura. E as instituições que os recebem desejam se internacionalizar”, aponta Hodge. Além do Brasil, Egito, Indonésia, Turquia, África do Sul e Paquistão fazem parte dos países financiados.

Inglês pela TV

Raphael dos Santos Linhares, de 22 anos, é outro que foi contemplado com a bolsa de estudos e vai para Seattle em agosto. Estudante de processamento de dados da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista, ele conta que, no primeiro momento ficou cético com a gratuidade do curso. “Depois vi que era um negócio sério. E hoje não teria como fazer um intercâmbio fora”, diz.

Mas o jovem já virou curiosidade no grupo de intercambistas, porque afirma nunca ter estudado inglês em escola especializada. O conhecimento da língua veio da televisão. “Meu grande professor foi ‘Seinfeld’ [um seriado norte-americano de humor]. Também vi ‘Friends’, mas ele é meio água com açúcar”, conta. Na música, as inspirações para o aprendizado foram Nirvana e Red Hot Chili Peppers.

“Hoje em dia a gente tem muito contato com a língua. Mesmo em filmes legendados, jogos, música. Então, sempre que me interessava, perguntava o significado das palavras”, lembra. “Com o trabalho em telecomunicações, tive uma destravada para falar. Perdi a vergonha.”

Quem tiver interesse em intercâmbios, pode consultar o site da Comissão Fullbright do Brasil: www.fulbright.org.br.

Fonte:G1
Enviado por: Deni

Desktop ganha tela de 22 polegadas sensível ao toque

Novidade foi apresentada nesta terça-feira, em Berlim.Computador será lançado nos EUA em julho; preço vai de US$ 1,3 mil a US$ 1,5 mil.



A fabricante de computadores HP apresentou nesta terça-feira (10), em Berlim, um computador de mesa com tela sensível ao toque. Assim como acontece como o telefone celular iPhone, o usuário pode dar comandos usando apenas seus dedos, sem precisar de outros tipos de acessórios como teclado ou mouse. A novidade está em sintonia com o recente anúncio da próxima versão do Windows, que funcionará com essas telas sensíveis.

O TouchSmart PC IQ504 será lançado nos Estados Unidos no dia 13 de julho por US$ 1,3 mil, enquanto o TouchSmart PC IQ506, sua versão mais robusta, sairá por US$ 1,5 mil. As principais diferenças são possibilidade de assistir à TV no modelo mais caro e as capacidades de armazenamento: 320 GB e 500 GB. Ambos têm tela de 22 polegadas, processador Core 2 Duo e teclado sem fio.

Substância pode acabar com vício em álcool ao atuar sobre o cérebro

Fator de crescimento de origem natural foi injetado no tecido neuronal de ratos.Roedores não voltaram a beber álcool mesmo depois de viciados, afirma estudo.


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco (Costa Oeste dos EUA) tornaram realidade o que provavelmente é o sonho de todas as pessoas que já tiveram um alcoólatra na família: acabar com o vício em álcool com uma única injeção. Por enquanto, o feito só aconteceu em ratos, mas o trabalho traz esperanças de que seja possível conseguir o mesmo com pacientes humanos.

A substância responsável pelo aparente milagre é conhecida pela sigla GDNF. Trata-se de um fator de crescimento essencial para a formação dos rins e dos neurônios motores (responsáveis pelos movimentos do corpo), além de atuar diretamente sobre o cérebro. Além disso, o GDNF também pode estar envolvido com a região do cérebro que é afetada pelo vício em álcool e outras drogas, como cocaína e morfina.

Na pesquisa, os pesquisadores da Califórnia, liderados por Sebastien Carnicella, usaram microinjeções de GDNF nessa região e observaram que a substância fazia com que os ratos diminuíssem sua ingestão de álcool. Ratos que anteriormente tinham sido viciados na bebida não voltavam a tomá-la mesmo com oferta abundante se tinham recebido as injeções. No entanto, os bichos não deixavam de gostar de açúcar, o que sugere que o GDNF não interfere na capacidade geral dos bichos de sentir prazer.

A esperança, agora, é tentar trasferir os achados para humanos. A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS".

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Supercomputador militar feito com peças de videogame bate recorde mundial

'Papa-léguas' foi fabricado com peças de PS3, a um custo de US$ 133 milhões.Supermáquina é capaz de realizar 1,023 quadrilhão de cálculos por segundo.


Um computador militar dos Estados Unidos, batizado como "Road runner" e fabricado com peças do videogame PlayStation 3, atingiu a marca do "petaflop", que equivale a um quadrilhão de cálculos por segundo. O jornal "The New York Times" declarou que o novo supercomputador, de US$ 133 milhões, foi projetado e construído por engenheiros e cientistas da empresa IBM e do Laboratório Nacional Los Almos, no Novo México.


O computador recebeu este nome em homenagem ao pássaro oficial do estado do Novo México - é o nome, em inglês, do personagem de desenhos animados Papa-Léguas. Ele será usado principalmente para resolver problemas militares secretos.


"Antes de ser colocado em um ambiente secreto, o 'Papa-Léguas' será usado também para explorar problemas científicos como a mudança climática", declarou o "Times".


Thomas D'Agostino, chefe da Direção Nacional de Segurança Nuclear, disse que se as mais de 6 bilhões de pessoas em todo o planeta usassem máquinas de calcular e fizessem cálculos durante 24 horas por sete dias de uma semana, levaria 46 anos para fazer o que o "Papa-Léguas" pode fazer em um dia.


A nova máquina, capaz de processar mais de 1,023 quadrilhão de cálculos por segundo, é duas vezes mais rápida que o supercomputador mais veloz, a BlueGene/L da IBM, que funciona no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia.

Arqueólogos acham cemitério de operários do Império Romano na Itália

Quase 300 pessoas com lesões e fraturas ligadas a esforço foram achadas em Roma.Moedas associadas datam da época do Imperador Trajano, por volta do ano 100.



A superintendência arqueológica de Roma anunciou a descoberta de um cemitério onde estariam enterrados operários da época do Império Romano. A necrópole foi achada em março do ano passado e abriga esqueletos de 270 pessoas, a maioria formada por adultos entre 20 e 40 anos, embora também tenham sido encontrados dois meninos.

Os esqueletos dos homens, cerca de 70% dos corpos encontrados, tinham sinais de estresse em seus ossos, como fraturas e patologias nas costas. Segundo os arqueólogos, isso pode indicar que os mortos eram trabalhadores das salinas vizinhas, carregando constantemente cargas pesadas de sal.

No sítio arqueológico também foram achadas cerca de 70 moedas com a imagem do imperador Trajano (que reino do ano 98 ao 117 da Era Cristã). As moedas foram colocadas na boca dos mortos para pagar Caronte, figura que, na mitologia greco-romana, carregava os defuntos para o outro mundo em seu barco.

"O mais importante do achado não é a recuperação de obras de arte, mas a oportunidade de conhecer melhor a vida cotidiana de um grupo de cidadãos das classes sociais baixas durante o Império", disse Angelo Bottini, superintendente arqueológico de Roma.

Novo iPhone fica mais barato e ganha acesso veloz à internet

Celular tem capacidade para utilizar rede de dados de terceira geração e GPS.O aparelho custará entre US$ 199 e US$ 299, e será vendido em 70 países.



A Apple anunciou nesta segunda-feira (9) a nova versão do telefone celular iPhone, que estará disponível nos Estados Unidos e em mercados que já vendem o iPhone a partir do dia 11 de julho. Compatível com a rede de telefonia 3G, o aparelho ficou mais barato, ganhou suporte a sistema de localização GPS e terá acesso mais rápido a internet móvel.

Veja fotos do iPhone e do evento da Apple

No total, 70 países - incluíndo o Brasil - receberão o novo telefone até o fim do ano, afirmou durante a apresentação do produto o diretor-executivo da Apple, Steve Jobs. Destes, 22 terão o produto disponível já a partir de 11 de julho: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

A Claro, que já anunciou que trará o telefone para o Brasil, não divulgou a data de lançamento.

O design também mudou: o iPhone agora tem a parte traseira em plástico - preto ou branco -, e ficou mais fino nas bordas. Os aparelhos com 8 GB de capacidade de armazenamento serão vendidos apenas em preto. Os de 16 GB, nas duas opções. Lançado originalmente a US$ 599, o iPhone de 8 GB teve seu preço reduzido para US$ 199. A versão de 16 GB custará US$ 299.

De acordo com os testes da Apple, a tecnologia 3G implementada no iPhone aumenta a velocidade de downloads em 3,6 vezes em relação ao sistema EDGE, utilizado na versão anterior do telefone.

A bateria do novo modelo tem duração maior que a de seu antecessor: 300 horas em standby, cinco horas de conversação em 3G, cinco horas de navegação na internet em 3G, sete horas de exibição de vídeos ou 24 horas na função de tocador digital.

'Revolução'

Jobs, que apresentou o produto, deu o tom do discurso logo no início do evento WWDC (Worldwide Developers Conference), conferência de programadores realizada em São Francisco, na Califórnia: "hoje, estou aqui para falar do iPhone", disse Jobs.

"O iPhone revolucionou a telefonia celular", disse Jobs. "Temos 90% de consumidores satisfeitos. Entre os usuários do iPhone, 98% navegam pela internet com o aparelho, 94% recebem e enviam e-mails, 90% mandam mensagens instantâneas... Mais de 80% usam dez ou mais funções em um único aparelho."

A Apple vendeu 6 milhões de iPhones, afirmou Jobs, e analistas afirmam que os negócios com o aparelho podem eventualmente se equiparar ao tamanho das atividades da empresa com os computadores Macintosh ou com o player de mídia digital iPod.

Em julho, com o lançamento do novo sistema operacional - batizado de iPhone 2.0 -, mesmo donos do telefone antigo ganharão funções relevantes, como um serviço de notificação criado especialmente para a Apple para sistemas de mensagens instantâneas. Quando você recebe um e-mail, ele é automaticamente enviado para o telefone, sem a necessidade de se conectar à rede para verificar se há novas mensagens.

Já o iWork, concorrente do Microsoft Office criado pela Apple, ganhará uma versão para o portátil. No iPhone, será possível visualizar - mas não editar - documentos criados tanto para o iWork como para o Office.

'Nas nuvens'

O telefone também terá um sistema para que o usuário possa acessar seus e-mails, agendas, calendários e seus contatos de qualquer equipamento eletrônico ligado à internet. Batizado de MobileMe, o programa reproduz a lista de contatos do e-mail em um servidor. Armazenados nos servidores da Apple - 'nas nuvens' - , os dados podem ser acessados pela internet. Também é possível salvar fotos e vídeos no MobileMe. O serviço, no entanto, não será gratuito: o custo é de US$ 99 por ano.

O upgrade para o iPhone 2.0 será gratuito para donos do telefone, e custará US$ 9,99 para usuários do iPod Touch. O download será feito apenas pela App Store, loja virtual da Apple, que passa agora a estar disponível em 62 países. Antes, apenas 22 países podiam comprar ou baixar gratuitamente programas desenvolvidos para o iPhone.

Programadores de diversas empresas foram convidados para subir no palco e apresentar os novos aplicativos para o telefone. Ken Sun, do eBay, mostrou um serviço especial para acessar o site de leilões. A Sega, desenvolvedora de jogos, terá seu primeiro game para iPhone: Super Monkey Ball, que será vendido por US$ 9,99. Os jogos Cromag e Enigmo, feitos para Mac, foram adaptados para iPhone pela Pangea Software.

A rede social Loopt, a plataforma de blogs TypePad e a agência de notícias AP também mostraram novos programas. Para a comunidade médica, foram apresentados o Modality, um atlas de anatomia digital, e o MIMvista, para visualização de diagnósticos de imagem, como tomografia, ressonância magnética e outros.


domingo, 8 de junho de 2008

Brasil vende mais de 21 computadores por minuto, diz consultoria


Ancorado principalmente em compras para uso pessoal, o Brasil vendeu 2,82 milhões de PCs no primeiro trimestre deste ano, o equivalente a cerca de 21,5 unidades por minuto, segundo dados da consultoria IDC adiantados à Folha Online.

O resultado representa uma alta de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 2,378 milhões de computadores. A expectativa é que o Brasil feche 2008 com 13 milhões de máquinas vendidas, o que faria do país o quarto maior mercado de PCs do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

Os resultados de 2007 colocaram o Brasil na quinta posição, atrás de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido. De acordo com a IDC, até o final de 2010 o Brasil deverá ser o terceiro maior em vendas de computadores, atrás apenas de Estados Unidos e China.

O IDC considera o dado relativo aos primeiros três meses deste ano "bastante positivo". Isso porque a base do mesmo período de 2007 era bastante alta e considerada "superatípica" pela consultoria.

Naquele período, pela primeira vez desde que a pesquisa é feita, as vendas de um primeiro trimestre haviam sido maiores que as do fim do ano anterior, quando tradicionalmente o mercado está mais aquecido, em razão do 13º salário e de ofertas de varejo. Nos últimos três meses de 2006, foram vendidos 2,11 milhões de computadores.

"O resultado [a alta de quase 19%] é muito bom, na comparação com um período com as mesmas características. O primeiro trimestre geralmente é mais fraco, com exceção do ano passado, e tem uma participação muito pequena no resultado do ano", afirma Reinaldo Sakis, analista sênior de mercado do IDC, empresa que é referência na análise do mercado de tecnologia, com atuação em cerca de 90 países.

Entretanto, houve uma queda em relação ao quarto trimestre de 2007, que havia registrado 3,154 milhões de unidades vendidas. Foi a primeira queda após oito trimestres seguidos de alta.

Relação em alta

Prova do bom momento do mercado é que a relação de computadores vendidos por minuto continua em alta no Brasil. Levando em conta todo o ano de 2006, quando foram vendidos 7.755 milhões de PCs, foram vendidos quase 15 computadores por minuto. Na análise de 2007, com 10.677 máquinas comercializadas, essa relação é de mais de 20 por minuto, contra 21,5 no primeiro trimestre deste ano.

Em 2008, as vendas continuam ancoradas, em volume, nos desktops. Foram vendidos 2,259 milhões dessas máquinas entre janeiro e março, uma alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a alta em termos percentuais é muito maior entre os laptops, que tiveram 563 mil unidades comercializadas --valor 148% maior ante 2007.

Famílias em compras

Analistas afirmam que é o segmento residencial o responsável por essas elevações, com as famílias das classes C e D comprando o primeiro computador, a preços menores que R$ 2.000, e a B adquirindo uma segunda máquina, principalmente laptops.

Isso se tornou possível pela desoneração fiscal dada ao mercado, à queda do dólar e o aumento do crédito e dos prazos de pagamento. "Como a população olha preço da parcela e não valor total, esse é um grande chamariz da venda", aponta o analista do IDC.

E o potencial de crescimento deve se manter alto, caso as condições da economia brasileira não se alterem. Isso porque o número de casas com PCs no Brasil ainda é baixo. Dados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2006, do IBGE, apontam que apenas 22,1% dos lares brasileiros tinham um computador.

"É uma alta muito mais baseada no uso pessoal do que no empresarial, com um aumento muito grande no segmento doméstico e pessoal, incluindo profissionais liberais", avalia Fernando Meirelles, professor titular de informática da Fundação Getúlio Vargas.

Pesquisa conduzida por Meirelles apontou que o Brasil chegou, em maio, à marca de 50 milhões de computadores em operação, incluindo casas e escritórios. Ele espera que o país termine o ano com algo em torno de 55 milhões a 60 milhões de máquinas funcionando.

O IDC projeta que esse mercado vai se manter em crescimento pelo menos até 2012, porém com taxas menores. A expectativa é que, naquele ano, o Brasil chegue à marca de 25 milhões de computadores vendidos. "Ainda teremos um crescimento muito forte, mas a tendência é uma diminuição no grau de crescimento", analisa Sakis.