quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Conheça novidades que a Microsoft promete no Windows 7

Empresa revelou detalhes de seu novo sistema operacional nesta semana. Lista inclui mais agilidade e menos exigências em relação a hardware.

A Microsoft divulgou nesta semana, em um evento em Los Angeles, alguns detalhes sobre o sistema operacional Windows 7, que vai substituir a plataforma Vista. A novidade, que segundo a Microsoft poderá ser testada pelo público em geral no início de 2009, terá recursos que incluem tecnologia de tela sensível ao toque e capacidade de personalização do sistema com mais facilidade. O lançamento oficial está previsto para o início de 2010.


Hardware

Atentos às freqüentes reclamações de usuários do Windows Vista, a Microsoft afirmou que o Windows 7 será mais rápido que a versão atual e exigirá menos memória para rodar. O Vista exige hardware mais robusto – e conseqüente mais investimento em equipamentos – do que seu antecessor, o Windows XP.

Sensível ao toque

O Windows 7 terá recursos compatíveis com telas sensíveis ao toque, uma tecnologia que foi popularizada com o telefone celular iPhone, da Apple. Em maio, quando anunciou essa novidade, Bill Gates disse que “hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme. Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente”.

No ano passado, a companhia apresentou um projeto compatível com esses conceitos chamado Surface: trata-se de um computador em formato de mesa e tela sensível ao toque. Na época da divulgação, a companhia disse que planejava tornar a novidade acessível aos consumidores individuais dentro de três a cinco anos.

Barra de tarefas

A empresa promete eliminar os botões redundantes e oferecer uma troca mais rápida entre aplicativos e arquivos. Os usuários poderão clicar e arrastar os ícones para customizar suas barras. Ao clicar com o botão direito sobre os ícones de programas, será possível obter informações referentes a documentos recentes ou características de cada alternativa.

Alertas

A nova versão do Windows dará aos usuários a possibilidade de ver menos alertas, advertências e pop-ups, considerados irritantes por muitos que aderiram ao Windows Vista.

Rede

Segundo a Microsoft, o programa permitirá a criação de redes domésticas sem fio de maneira mais intuitiva e automática. Será mais fácil compartilhar arquivos e impressoras entre PCs domésticos de um mesmo ambiente.

Gerenciamento de arquivos

Uma “biblioteca” do sistema vai agrupar automaticamente arquivos similares, como fotos ou vídeos, do PC, disco rígido externo e outros computadores da rede. Nessa categoria também aparecem as "Jump Lists", ou listas atualizadas de documentos que o usuário usou recentemente ou sites que costuma visitar: essas opções serão exibidas sem que ele tenha de abrir o Word ou um navegador de internet.

Compatibilidade

A empresa afirma que não quer criar programas de incompatibilidade e, por isso, fará poucas mudanças que possam criar esse tipo de obstáculo para o usuário. Logo no lançamento do Windows 7, afirmou, poucos programas e dispositivos serão incompatíveis com a novidade.

0 comentários: